Como toda boa pergunta, a resposta para essa é: Depende! Porque tudo pode ser praticamente inofensivo de certa forma se for usado sob alguns critérios. Mas o problema é que nem sempre isso acontece, então pode se dizer que sim… maquiagem faz mal para a pele!

A maquiagem em si, a frequência e a maneira com que ela é aplicada faz com que a pele sofra com a obstrução dos poros, atrito causado pelo pincel, esponjas e companhia, sem falar no acúmulo de resíduos que favorece os cravos e a oleosidade.

O que acontece é que existem maneiras de minimizar esses danos, mas não dá para ignorar que eles existam. Até o fato de retirar a maquiagem pode significar uma agressão por causa da do atrito do algodão, lenço e etc.

maquiagem emprestada

Esfregar a pele é um erro sempre, e temos que admitir que todo o processo de se aplicar uma maquiagem e retira la depois envolve necessariamente um esfregãozinho aqui e outro ali, com os dedos, com um pincel ou com um uma esponja.

É claro que não significa que você deva parar de usar maquiagem: comer mal, não praticar exercícios, se expor ao sol… tudo isso também estraga a pele e nem sempre conseguimos evitar. O jeito sempre é adotar critérios que diminuam os danos, e tentar sempre compensar de alguma forma com o auxílio de uma boa alimentação e outros cosméticos.