O maior temor para quem está em um relacionamento é ver ele finalizado por conta de uma traição. A traição já foi inspiração de grandes filmes, novelas e músicas, e vive cercando muitos relacionamentos atuais. Mas na sociedade ocidental, que os casais vivem uma monogamia, é comum conhecer relato de pessoas que foram traídas. O que começou com “felizes para sempre”, acaba se quebrando no meio do caminho com o envolvimento sexu@l entre outras pessoas.

E no ranking de quem trai mais, os homens saem na frente. Mas o que leva os homens a trair? Separamos 8 motivos principais para descobrir a resposta para essa questão.

1- Parceiro não proporciona mais satisfação sexu@l

Quem de nós já não ouvi a expressão: “Amor é assunto de mulher. Homem gosta é de sex0”? O homem, de forma biológica, não para de produzir hormônios. A testosterona, responsável pelo libido sexu@l, fica ativa o resto da vida. Assim, os desejos de satisfação e a tensão sexu@l estão mais aflorados do que na mulher. E se o relacionamento não tem mais aquele interesse sexu@l como no inicio, a tendência é o homem buscar outras alternativas, e é ai que ele trai. E como os homens são incentivados desde cedo a terem diversas parceiras sexu@is, a ser o conquistador e a buscar aventuras fora da vida conjugal, ele trai com maior facilidade.

2- Emocional desgastado

O ser humano é composto mais de emoção do que de razão. É por isso, que no segmento amoroso, tantas pessoas acabam se machucando porque não tomaram as decisões certas, indo de acordo com o que o seu emocional manda. E se um casal vive em constante discussões e instabilidade, será uma porta de entrada para a traição. E uma vez que os homens tendem a procurar estabilidade emocional e carinho quando sente falta, eles acabam traindo mais do que as mulheres. Alguns homens traem mesmo que estejam felizes com suas esposas. Isso acontece porque há vulnerabilidades em seus relacionamentos, na forma de insatisfação emocional, prática, íntima, etc.

3- Olho por olho, dente por dente

Quem nunca foi traído por algum motivo e logo pensou em vingança? Essa forma não é a mais recorrente das causas de traição, mas há relatos de que foram efetuadas. Isso ocorre, quando a mulher já provou que é infiel, e o homem para se auto reforçar, melhorar a auto estima, ou por se sentir humilhado em tal situação, acaba buscando outros parceiros. É o famoso “olho por olho, dente por dente”.

4- Novas experiências

Medo de todo casal é cair na rotina. Com o passar dos anos, a tendência é que o relacionamento entre em uma velocidade mais lenta, sem muitas emoções e novidades. Apenas o básico e trivial. Os seres humanos precisam de novidade e precisam mover-se e crescer. Infelizmente, muitas pessoas encontram-se entediadas e sem desafios na vida. E alguns homens que geralmente foram acostumados a ter várias parceiras, ou que sentem atração em ter muitas mulheres, acabam cedendo a infidelidade, apenas por sentir a necessidade de ter algo novo ou reviver o que tinha no passado.  

5- O perigoso é mais gostoso

O errado e perigoso parece que nos dá mais satisfação, e viver nesse ritmo louco é prazeroso para muitas pessoas. Algumas pessoas sentem a necessidade de fazer o que é errado, e mesmo tendo um relacionamento estável de anos, acabam traindo apenas por poder desfrutar de uma transa perigosa e que lhe oferecerá uma dose diária de adrenalina e dopamina. Nesse caso, o homem ainda ama a sua esposa, não quer se desprender dela, mas precisa dessa dose de perigo para viver, e o sex0 fora do relacionamento é a ideia perfeita para isso.

6- Insegurança

Quando um homem se sente inseguro em seu relacionamento, no sentido sexu@l, emocional ou pessoal, ele tende a resolver essa insegurança procurando outras mulheres que lhe trate como ele realmente deseja. Em muitos casos, a companheira não entende essa necessidade e acaba não percebendo a situação, e o homem por estar desconfortável, busca outras alternativas. Depois de vários anos, alguns homens apenas se cansam de serem os únicos a tentar criar romance, e saem para encontrá-lo em outro lugar.

7- Achou em outro o grande amor

Muitos se apaixonam ainda tendo um relacionamento fechado. Claro que nesse caso, alguns fatores são levados em consideração, como os já relatados nos tópicos acima. Isso não ocorre aleatoriamente, mas sim envolvendo uma série de outros problemas e faltas que podem existir dentro do relacionamento. O homem que mantém um caso extraconjugal procura a novidade, normalmente em uma pessoa com padrão físico diferente da sua cônjuge. Ele julga que a ‘outra’ estará sempre disponível sexu@lmente e se manterá sempre interessante e alegre, já que não tem de dividir os problemas do dia a dia com ele.

8- Desejos sexu@is secretos

Chegamos em 2016 e achamos que o mundo está moderno. Mas quando se fala de relacionamento, existe alguns tabus que ainda não são aprovados pela sociedade. Assim, os homens traem por terem desejos sexu@is específicos. Em alguns casos, eles se envergonham por esses sentimentos ou acreditam que suas parceiras não poderiam aceitar tais desejos. E para satisfazer essas vontades, acabam procurando outras pessoas que dividam o mesmo interesse por esse fetiche. Mesmo efetuando a traição, o homem acredita que, como ainda possui sentimentos pela sua companheira, essas atitudes e fetiches não irão afetar o seu relacionamento e que o casamento não precisa ser desfeito. Muitos dos infiéis que relataram a traição diziam buscar aventuras extraconjugais devido à monotonia, que marcava ao convívio do casal.

Mesmo que muitas razões apontem para falhas da mulher, é importante deixar claro que a traição não envolve apenas culpar o outro, eximindo o outro de suas responsabilidades. Muitos homens acham que seus atos são consequências das atitudes da sua parceira, mas um marido tem obviamente parcela pela decadência no relacionamento, e precisa identificar seu papel em ter deixado que tal situação se deteriorasse. Ele precisa identificar por que se permitiu ter um caso fora ao invés de escolher uma série de outras opções disponíveis para lidar relacionamento infeliz. Juntos, os casais podem distinguir os problemas e tentar da melhor forma reconstruir suas relações para serem mais felizes e mais fortes do que antes.