O envelhecimento determina mudanças não só na quantidade de proteínas e substâncias responsáveis pela manutenção da elasticidade e da rigidez da pele (elastina, colágeno, ácido hialurônico), como também altera a disposição estrutural desses componentes. A qualidade e o tamanho da espessura tegumentar (da pele) reduzem-se mediante essas alterações, assim como a hidratação tecidual, cujo declínio compromete o turgor da pele.

rugas

O excesso de pele, aliado às alterações de sua estrutura e da atividade dos músculos, proporciona o surgimento das chamadas rugas de expressão facial. Elas ocorrem como consequência natural do envelhecer, não adquirindo importância patológica (doença), por mais incômodo estético que possam proporcionar.

Há maneiras de retardar as rugas, formas bem simples e que você pode fazer em casa mesmo. Veja as dicas e as soluções práticas e evite as rugas o quanto antes.

Dicas para retardar as rugas:

* Adote uma alimentação saudável. Evite frituras em geral, carnes gordurosas, chocolates, sobremesas, condimentos e fast foods;

* Seja fisicamente ativo! Caminhadas, alongamentos e exercícios físicos ajudarão a melhorar a sua pele;

* Ficar exposto ao sol por muito tempo e em horários inadequados degrada a estrutura da sua pele. Evite!;

* Use protetor solar todos os dias, mesmo nos horários propícios para o banho de sol;

* Não fume!;

* Beba muita água, ela manterá sua pele hidratada;

* Não exagere na maquiagem e use demaquilante antes de dormir.