Escute:

Se você está desconfiada que uma pessoa está mentindo para você, não vá de cara assumindo a defensiva e muito menos a “agressiva”. Apenas escute com atenção todas as palavras que essa pessoa tem a dizer. A melhor forma de intimidar um mentiroso é prestando a atenção nos detalhes da história e se inteirando do assunto. Banque a atriz e acredite e leve a sério tudo o que está escutando.

Faça perguntas:

Como toda pessoa que está interessada na conversa, faça perguntas! Peça detalhes, afinal você adoraria saber um pouco mais! “Quando foi isso?” “Oh meu Deus, e qual foi a sua reação?!”. Por mais talentoso que o mentiroso possa ser, certamente ele se esquecerá de pensar em algum detalhe!

Observe:

Se você já conhece essa pessoa vai ser fácil perceber se as expressões dela estiverem diferentes. A forma com que ele se movimenta, como pisca, a entonação da voz… .Um mentiroso mente sobre tudo, e você pode até não saber a verdade sobre a história que ele está te contando, mas sabe que ele não haje assim normalmente.

Xeque Mate!

Depois de colher as evidências da mentira em questão, confronte o mentiroso com os fatos de forma sóbria a educada. Isso fará com que ele se sinta desconcertado e menos encorajado em continuar mentindo. Mostre se aberta a ouvir a verdade e não fazer julgamentos! Ouça a verdade, e depois tire as suas próprias conclusões.