Uma das razões para gostarmos tanto de açúcar é que este é um alimento que foi fundamental para a nossa evolução como espécie humana, dando energia para desenvolvermos grandes capacidades físicas. Pesquisadores afirmam que consumir açúcar ativa mecanismos de recompensa no cérebro similares a uso de drogas. Por tal razão é que tem tanta gente viciada em açúcar, sem poder deixar de consumi-los por nenhum dia. No entanto, o consumo excessivo pode trazer uma série de doenças e outros problemas físicos. Para uma alimentação mais equilibrada, reunimos algumas alternativas para o açúcar:

  1. Mel. Pode ser combinado com alimentos diversos, deixando tudo mais docinho e gostoso. Dê preferência ao mel de abelha, orgânico. Possui benefícios à saúde por sua ação antioxidante, prevenindo ainda gripes, resfriados e inflamações. Também precisa ter um consumo moderado.
  2. Stevia. Menos conhecido, tem a vantagem de não provocar aumento de insulina como o açúcar. É derivado de plantas da América do Sul, por isso é outra opção natural para a alimentação.
  3. Agave. Mais um adoçante natural. Uma das maiores vantagens é ter pouca caloria, prevenindo riscos de obesidade. Possui taxas de glicemia reduzidas. É um alimento tipicamente mexicano. Como tem taxas glicêmica baixa, não provoca tanta gordura como o açúcar branco.
  4. FOS (fruto-oligossacarídeos). Opção para os diabéticos, é classificado como um alimento funcional, ou seja, extremamente benéfico para o corpo. É capaz de trazer melhoras ao sistema gastro-intestinal. Já é usado em outros países com mais frequência

ac