Quem não já passou por aquela situação em que uma grande amiga se afastou por conta de um início de relacionamento com alguém? Ou será que você também já não acabou deixando de ver pessoas queridas por conta da atenção que a construção de um relacionamento pede? O ponto nessa história toda é que seus amigos e os amigos do seu parceiro podem se tornar grandes aliados em benefício à sua própria relação.

Isolar-se e focar total atenção no amante pode pressionar totalmente esse relacionamento, sem qualquer prazer fora da bolha ou válvula de escape e diversão, criando expectativas e cobranças desnecessárias. Dê espaço para conhecer melhor os amigos do seu parceiro, pois eles também fazem parte da vida do seu amado. Da mesma maneira, mantenha encontros frequentes com seus próprios amigos, fortalecendo laços fundamentais para a sua autonomia e bem-estar como pessoa.

Em encontros em grupos busque  também a conversa com outros e interaja com as pessoas, ao invés de se isolar como um casal – afinal de contas, você tem tempo o bastante para fazer isso em outras diversas situações a dois.

shutterstock_179549132

E o que fazer com aquela amiga que você já não vê há meses porque ela está com um namorado novo? Tente não forçar a barra da situação, é normal que as pessoas te dêem menos tempo quando estão em uma relação amorosa. No entanto, não abra mão da amizade. Conte à pessoa dos bons momentos que já passaram juntos e eventualmente convide-a para sair, seja sozinha ou para conhecer o amado da amiga. Com o tempo você vai ver que amar os amigos não exclui um relacionamento saudável e cheio de afeto e atenção.