Já não é a mesma coisa:

Ninguém pensa em “dar um tempo” quando está tudo bem no relacionamento. Precisar de um tempo para pensar significa que alguma coisa precisa mudar ou que já mudou entre o casal. Por isso não significa necessariamente que se trata de uma coisa definitiva, mas está caminhando para que sim… .O importante é que você preze pela sinceridade e exponha a sua intenção. Se não quer que acabe, então lute pelo seu relacionamento. Pode ser que nem tudo esteja acabado. Mude a postura, maneire no ciúmes ou no que for que esteja causando atrito em vocês. Ver que você está disposta a mudar o que está errado é um grande incentivo para querer resgatar o relacionamento.

dar um tempo

Tem outra pessoa envolvida:

“Dar um tempo” também significa ficar livre para pensar, considerar outras hipóteses, pensar se o relacionamento é mesmo a melhor opção. E nada impede, por exemplo, que o seu parceiro já não tenha outra opção em mente, e esteja usando esse tempo para ver se compensa fazer uma grande mudança. Por isso não descarte a possibilidade de já ter outra pessoa envolvida. Como eu disse, pedir um tempo querendo ou não significa algum tipo de “problema”.

Um eufemismo para “acabou”:

Pode ser que o seu parceiro esteja apenas querendo respirar, pode ser que já tenha outra pessoa na jogada, e pode ser também que ele só esteja tentando terminar o relacionamento de uma maneira mais branda. “Dar um tempo” também pode significar que tudo já acabou mas ele não está querendo que as coisas acabem mal para você, o que é um grande erro! Pois alimentar falsas esperanças nunca é uma forma de facilitar as coisas para ninguém! Das três opções, essa é a pior.