Fazer a manicure está ficando cada vez mais polêmico, e a verdade é que esse assunto demorou para chegar por aqui! Já falamos aqui no blog que em países como os Estados Unidos esse procedimento já foi considerado de grande risco pela população, e que novas técnicas para deixar as unhas bonitas foram desenvolvidas para acabar com a necessidade de retira-las como o alicate! Mas aqui muita gente ainda não acordou para o problema, embora possamos ainda presenciar casos de contaminação em salões de beleza. A algum tempo foi instituído por aqui o uso de aparelhos de esterilização dos esquipamentos de manicure, mas com a minha experiência pessoal posso dizer que existem muitos salões que se quer usam esses aparelhos, sem falar no emprego de hábitos ainda mais perigosos como o compartilhamentos de lixas e palitos de madeira. Muitas vezes presenciei em salões de beleza algumas profissionais utilizarem produtos que deveriam ser descartáveis em várias clientes, e foi exatamente isso que me fez resolver fazer as unhas em casa! É claro que nem sempre dá para resolver o problema dessa forma, porque imagino que nem todo mundo tem tempo para fazer as próprias unhas em casa! Mas outra alternativa inteligente que pode ser feita à respeito é levar consigo para o salão todos os instrumentos necessários para fazer as suas unhas! E eu estou falando de todos mesmo: lixas, palitos, espátulas, alicate, esmalte, acetona, algodão… . Não dá para vacilar quando o assunto é saúde! Todo o procedimento de manicure envolve riscos, mas o maior deles talvez seja os relacionados com a cutícula! Esse rico tem sido levado à sério por muitas pessoas que decidiram inclusive não mais tira-las! Conheça os argumentos dessas pessoas e se informe um pouquinho mais sobre alguns mitos e verdades que envolvem as cutículas:

– Pode ou não pode tirar as cutículas?

Não é recomendado! A cutícula é uma proteção da unha contra contaminações, e por isso deve ser mantida! A retirada apenas do excesso de cutícula é tolerado, mas para isso é necessário que você não a despregue totalmente da unha!

– É possível fazer com que as cutículas parem de crescer?

Sim! Existem no mercado mitos produtos que prometem atrofiar o crescimento das cutículas e com isso melhorar a aparência das unhas.

– Existe risco de contaminação se eu tirar as cutículas em casa?

Sim! Instrumentos compartilhado com amigos ou membros da sua família também representam riscos para a saúde de todos! Sem falar na forma de limpeza e armazenamento desses instrumentos.

– Só empurrar a cutícula faz mal?

Não, desde que isso seja feito com cautela e respeitando um certo limite! A unha não deve ficar totalmente exposta!

– Só o álcool é capaz de descontaminar objetos como o alicate?

Não. Existem alguns veículos de contaminação que só podem ser destruídos por altas temperaturas!