Existem “n” motivos pelos quais muitas vezes um atraso menstrual pode vir a calhar, ou mesmo ser bastante conveniente! Entre eles estão as férias, uma noite especial, um período conturbado, etc! É muito comum que mulheres queriam atrasar e muitas vezes prorrogar o período menstrual para não se verem privadas de alguma coisa! E a boa notícia é que dá para fazer isso sim, e com segurança! Muito já se ouviu falar sobre algumas atitudes que poderiam levar a um atraso menstrual, mas sobre elas não existe nenhum estudo ou comprovação! Muitas mulheres relatam que ao consumirem extrato de tomate em excesso, ou tomar suco de limão conseguem prorrogar o período menstrual, mas nenhuma dessas alegações foram objeto de estudos sérios até o momento! Atualmente só temos conhecimento de uma maneira segura e eficaz de se atrasar a menstruação e é à base da nossa amiga pílula!

Muitos ginecologistas já se posicionaram a respeito, e a maioria deles não enxergou nenhum risco no uso de pílulas anticoncepcionais para se atrasar o ciclo menstrual! Alguns alegam que essa prática pode desregular o ciclo e intensificar as cólicas, mas muitas mulheres testemunham ao contrário! Mas a verdade é que depende de cada organismo! Cada caso é um caso, e tentar não vai te trazer nenhuma consequência irreversível pelo que já se sabe à respeito.

Mas e como fazer isso? Para se atrasar a menstruação com a ajuda de pílulas anticoncepcionais, basta emendar o uso de duas cartelas! ou seja, quando chegar no último comprimido, ao invés de parar de tomar no dia seguinte e fazer a pausa, inicie uma nova cartela e tome os comprimidos normalmente! Recomenda-se que você faça a pausa pelo menos de três em três ciclos. Durante esse período é esperado que aconteça alguns escapes e sangramentos, mas nada comparado com o fluxo normal! Caso você presencie cólicas ou aumento no fluxo da próxima menstruação, suspenda a prática!